Replicadores Adventistas: INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES

quinta-feira, 3 de maio de 2018

INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES


🌍 INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES


05 DE MAIO DE 2018

5º Sábado

DESENHO PARA O PROFESSOR


O novo capelão, Daniel Guiboshe, sentiu-se um estranho quando chegou um mês depois do início do ano letivo na Escola Mamawi Atosketan, em Alberta, Canadá. Estudantes e professores já se conheciam e estavam devidamente instalados. Mas uma garota de onze anos, Jojo Wolfe, saiu de onde estava para recepcioná-lo. “Nos intervalos, ela sempre estava ao meu redor”, Daniel conta. “Ela se apegou a mim. Não podia imaginar o motivo, mas dava para notar”.

Em momentos de recreio, o capelão e a garotinha iniciaram uma conversa sobre tarefa de casa e amigos. Na sala de aula, Daniel ensinou a Jojo e seus colegas sobre Jesus e sobre o Plano da Redenção. A Escola Missionária Adventista era o primeiro local onde muitos alunos ouviam sobre Jesus.


Certo dia, Jojo surpreendeu Daniel com um desenho de uma linda joaninha roxa. “Você é o pastor mais legal do mundo!", escreveu ao junto ao desenho feito à mão. “Você é muito bom para mim”, acrescentou, com alguns erros gramaticais. Várias semanas depois, Daniel recebeu um telefonema do diretor da escola. Jojo havia morrido durante o fim de semana. Havia engolido gás hélio em uma festa de aniversário, fazendo vozes engraçadas. Reclamando de tontura, foi para a cama e não mais acordou.

“Fiquei chocado”, disse Daniel. “Simplesmente não podia acreditar nisso. Pensei no tempo que havia passado com ela e me perguntei: Por quê? Por que agora? Por que ela teve que falecer tão jovem?’ Ainda não tenho respostas. Essa é uma das coisas que saberemos somente na vinda de Jesus.”

Os professores e alunos viveram o luto da perda e a escola fechou por um dia. A família de Jojo organizou um velório tradicional de três dias em uma sala na reserva das First Nations. As pessoas foram de todas as partes para comer, fazer discursos, confortar-se e velar o caixão de Jojo. Professores e alunos participaram da vigília. Os professores prepararam comida na cozinha da escola e levaram para o salão todos os dias.

“Apenas a presença significava muito para uma família”, disse Daniel. “Não precisamos dizer nada. Para eles, a presença representa que você se preocupa com eles e Jojo.” Ele falou que professores e alunos se uniram à refletindo o nome da escola, Mamawi Atosketan, que significa “Trabalhar juntos”, na língua dos Cree.

Hoje, o desenho feito à mão por Jojo fica no escritório de Daniel. Foi o primeiro desenho que ele já recebeu de um aluno. “Ela me fez sentir em casa quando cheguei aqui”, disse Daniel. “Quero me lembrar dela e do que ela fez por mim. Ela me mostrou que não é sobre mim. É sobre o que podemos fazer pelos outros."

Quando Daniel fala com as crianças, enfatiza o que Jesus fez em favor delas, e o que elas podem fazer pelos outros. Fala de sua própria experiência com Jesus. Seu principal objetivo é exaltar Jesus e deixar o Espírito Santo fazer o restante. “É como Jesus disse: ‘e quando Eu for levado da Terra, atrairei todos a Mim mesmo’”, explica Daniel. “Exalto Jesus, então as crianças serão atraídas a Ele.”

Parte da oferta deste trimestre ajudará a Escola Nativa Mamawi Atosketan a expandir seu programa de educação, para que mais crianças conheçam Jesus. Ficamos agradecidos por sua oferta.

*Assista ao vídeo sobre Daniel no link bit.ly/Daniel-Guiboshe


Resumo missionário

1. O Canadá é o segundo maior país do mundo, depois da Rússia. O país tem o maior litoral do mundo, com um comprimento de 202.080 quilômetros. Se você andasse pela costa do Canadá percorrendo em média 20 quilômetros por dia, levaria 33 anos para completar o trajeto.

2. A fronteira norte-americana, oficialmente conhecida como fronteira internacional, é a mais longa do mundo entre dois países.

3. O Canadá diz ser uma forma latinizada de uma palavra para “aldeia” em uma língua iroquiana do vale do St. Lawrence que foi extinta até 1600. A maioria das línguas iroquianas ainda faladas tem uma palavra semelhante (como Mohawk kana: ta ou "cidade").

Nenhum comentário:

Postar um comentário